terça-feira, 2 de junho de 2020

Dataviz por Du Bois, nipo-Coltrane e o álbum vermelho de Milton

Cheguei nesse artigo do Jason Forrest pela Beatrice Cherrier (@Undercoverhist) e de lá descobri quem foi o sociólogo W. E. B. Du Bois. Jason tem feito uma série sobre o autor, dando um panorama de sua obra sobre o histórico e o contexto dos negros americanos na passagem do século XIX para o XX por meio, principalmente, de gráficos: https://medium.com/nightingale/w-e-b-du-bois-staggering-data-visualizations-are-as-powerful-today-as-they-were-in-1900-64752c472ae4. E é incrível seu trabalho!

  

*
Um pouquinho de sua vida noutra thread: https://twitter.com/sethaweitz/status/1231589532258242561. Os formatos gráficos diferentes foram testados e muito bem implementados por Du Bois -- há mais de 100 anos atrás:

 

*
Pra combinar com o post, a perfeição gráfica de uma capa de John William Coltrane num álbum nipônico:
John Coltrane - Concert In Japan - Amazon.com Music 

*
Escrevendo e lendo estive ouvindo Bituca numa edição da Far Out Recordings: https://www.youtube.com/watch?v=T-oEr3ok_Qc. Aliás, estes britânicos sabem como (re)lançar nossas obras-primas! Mergulhe no site da Far Out e da Mr Bongo sem medo de ser feliz :) - - e depois me agradeça.

Milton de um lado, Du Bois do outro pra fechar.

RSD 2020: Milton Nascimento - Último Trem – Far Out Recordings Harlem Renaissance Movement - Poetry Express

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fundos de investimentos futebolísticos - 2º tempo: Milan&Elliot

O Milan do trio holandês Van Basten&Gullit&Rijkard (vide abaixo, trajados de rossonero) todo mundo que teve um mínimo de contato com...