*
Ilan explica tim-tim por tim-tim (serve até como resumo de alguma prova da graduação) quais os efeitos, no aumento e financiamento da dívida pública, de emitir moeda pra sanar os problemas econômicos deste período.
Colocar dinheiro para rodar na economia parece, de form extremamente ingênua, uma boa ideia para aquecer a economia e driblar os problemas de renda e demanda das famílias, por exemplo, durante a quarentena. Entretanto, o dinheiro físico (papel-moeda em si, na mão das pessoas, empresas ou bancos -- este último, em depósitos à vista) representa muito pouco no total dos meios de pagamento: "apenas em torno de 3-4% do PIB". Para alguém mais habituado ao assunto, é dizer que o M1 é pouco representativo comparado ao M4.
Mesmo que o último relatório de Programação Monetária seja referente a 2018, dá para se ter uma ideia (https://www.bcb.gov.br/ftp/progmon/pm-022019p.pdf):
*
Também pontua a que patamar vamos estar de dívida pública/PIB (um negócio que vem crescendo e muito), devendo ficar em "ao menos 90% do PIB". Numa thread do Twitter dá pra se alertar para não assustar caso o número que chegue a suas mãos seja >100%/PIB. Spoiler: os números do FMI são maiores. Aqui: https://twitter.com/AlexSchwartsman/status/1250568216616882176
*
Quando Ilan comenta sobre a emissão monetária aumentar o passivo do BC e, dessa forma, aumentar a dívida do governo é de uma didática exemplar. Basicamente, se o BC emite dinheiro ou se endivida pelo Tesouro emitindo títulos da dívida lastreados à Selic tem o mesmo custo de financiamento.
Ainda comenta sobre, em momento de aumento do CDS e decisão do BC de diminuir a 3% a.a. a Selic, a taxa de juros de equilíbrio ter aumentado num momento como esse (comentei sobre isso aqui: https://fisher-and-chips.blogspot.com/2020/04/revisitando-composicao-dos-juros-e-uma.html), e como pode afetar o câmbio, desvalorizando o já tão combalido.
*
Por fim, artigão!
*
Fio Maravilha, aquele do Flamengo e do Jorge Ben (você já cantou, que eu sei!), foi garoto-propaganda de caderneta de poupança: "rende juros e dividendos e correção monetária", segundo o craque (https://www.youtube.com/watch?v=EXSWFEqjmKo)
*
Escrevendo, estava ouvindo esse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário