quinta-feira, 23 de abril de 2020

Os filmes dessa quarentena

Nunca assisti tanto filme em tão pouco tempo. Comecei o hábito de ver curta-metragens naqueles pequenos momentos livres - ficção, documentário, animação. Também passei a marcar os filmes no Letterboxd, um bom app pra quem quer descobrir filme ou só não esquecer do que viu naquela retrospectiva de fim de ano - este segundo mais o meu caso. Estou acá: https://letterboxd.com/FelipeAntonio/

De tudo que vi (~50 filmes), os que mais gostei, foram:

Curta-metragens
- A night at the garden: faz o Complô contra a América (Roth) não parecer distópico

- Barking Island: bonito de ver, mas triste de ver

- Hotel Chevalier: pra quem não sabe a história, muito legal (era meu caso)

- Day of the fight e Flying padre: dois do comecinho do Kubrick. Narradores de fundo são legais, me convença do contrário!

- Nefta Football Club: o melhor que vi, disparado - mesmo sem entender uma fala, já que vi com legenda em árabe haha

- Room 8

- Negative space: animação com uma ideia por trás é sempre bom

Nefta Football Club - Court-métrage (2018) - SensCritique

Média-metragens
- Nossa escola de samba: e realmente falava da minha, é a Vila!

- L(os) visitantes

Multicultural Art: Epic story of a Gypsy poet

Longa-metragens
- Documentários de música: I called him Morgan, Chasing Trane e o Barato de Iacanga: todos muito bons!

- Papusza: a fotografia mais bonita que já vi - o P&B é mágico!

- Viva Maria!: tem ação, é engraçado e conta com Bardot e Moreau! (com uma pontada ácida no fim)

- Rocco e seus irmãos: os italianos sabem das coisas!, ps: boxe na telona sempre vai bem

- O regresso: as fotografias valem a pena. Lembrei de quando assistia Bear Grylls quando criança

Viva Maria! Movie Posters From Movie Poster Shop

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Matérias da Piauí para reler na quarentena

Talvez as três matérias que mais gostei de ler nas tantas edições que devorei da Piauí. Lá vão:

ESPERANDO JOÃO
A parceria complicada entre o banqueiro Daniel Dantas e o inventor da bossa nova https://piaui.folha.uol.com.br/materia/esperando-joao/

Descobri pela reportagem a compra dos direitos autorais dos álbuns de João Gilberto pela EMI-Odeon, atual Columbia, pelo Banco Opportunity, de Daniel Dantas. É um enredo complicado de se imaginar, mas a realidade nos prega peças. Pela matéria também conheci a área de Litigation Finance.

"Aos acordes da flauta de Nicolino Copia, o Copinha, segue-se a batida do violão de João Gilberto, acompanhada de sua voz: Vai, minha tristeza, e diz a ela que sem ela não pode ser… Quando a canção Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, gravada na velha fita de acetato de celulose, rodou no gravador analógico do estúdio de masterização, o engenheiro de som André Dias e Daniel Jobim, neto de Tom, choraram. Aquele som límpido e cristalino era a reprodução original da canção gravada por João Gilberto em 1958, ainda em 78 rotações, que fora incorporada ao disco Chega de Saudade, lançado no ano seguinte pela gravadora Odeon."

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PÁTRIA E MORTE 
Notas e correspondências deixadas por kamikazes japoneses na Segunda Guerra Mundial https://piaui.folha.uol.com.br/materia/patria-e-morte/

Dos escritos mais bonitos e comoventes que já li. A face humana da guerra por soldados trilhando o caminho da morte.

"2 de junho_Acabo de ouvir a Nona de Beethoven. Me tocou profundamente. Intensificou meu desejo de ler livros."

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ONZE BILHÕES DE REAIS E UM BARRIL DE LÁGRIMAS 
Luis Stuhlberger, o zero à esquerda que achava que nunca seria alguém, construiu o maior fundo multimercado fora dos Estados Unidos e, no meio da crise, deu mais uma tacada https://piaui.folha.uol.com.br/materia/bilhoes-e-lagrimas/

Um dos maiores gestores brasileiros de forma límpida.

"No meio que eu freqüentava, se fosse apontar quem se destacaria, eu era a última pessoa para quem você olharia. Eu não era escolhido para nada."

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Debate Insper/piauí: Fernando Haddad x Marcos Lisboa - YouTube

A Bloomberg me ensinando sobre Louis Armstrong

Abri a Bloomberg e as boas-vindas foram de Louis Armstrong. Já valeu o acesso.

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Mas não sabia o que era o Satchmo, entre aspas no final. Fui procurar e achei no Quora (um yahoo respostas gringo?). Satchmo é Satchel-mouth: uma pessoa que fala muito. Virou música: Satchel Mouth Swing https://www.youtube.com/watch?v=YeaM4sp-COI

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Adendo do home-office, veja o álbum que a Verve lançou: https://open.spotify.com/album/3U8WS8pUUXfuoqFpnTmATq?si=GJcQWsmwTimojS2owBOcFw

Work From Home with Louis Armstrong by Louis Armstrong : Napster


terça-feira, 21 de abril de 2020

Petróleo directed by Quentin Tarantino

Tudo e mais um pouco já foi dito sobre o petróleo ter negociado a preço negativo. Caso você ainda não tenha lido nada (o que é mais difícil que explicar isso aqui), lá vão alguns fundamentos baixistas formando o trailer desse filme: saldo global de petróleo bastante superavitário nesse segundo trimestre de 2020 e estoques altos.



Mais alguns gráficos para ilustrar o tamanho do problema:

1. A produção mundial até reduziu neste 2Q, mas a demanda foi pr'as cucuias, muito relacionada aos problemas do covid-19: menor circulação de pessoas e de cargas (aqui: folha.uol.com.br/mercado/2020/04/isolamento-derruba-demanda-por-frete-de-cargas.shtml), queda nas receitas de empresas e renda das famílias, etc.


Em Abril, a demanda mundial de petróleo deve ser a menor vista desde 1995 (IEA). Nos EUA, a demanda diária é a menor em 30 anos.

Continuing Jobless Claims Hit Record after another 6.6 Million ...

Caso olhemos para tipo de combustível, a principal queda no consumo americana é de gasolina.


2. Estoques altos: muito atrapalha, quem não ajuda

OECD commercial stocks of crude oil and other liquids (days of supply)

Caso queira se inteirar mais sobre a commodity, recomendo o relatório mensal da IEA (https://www.iea.org/reports/oil-market-report-april-2020) e o Short-term energy outlook da EIA (https://www.eia.gov/outlooks/steo/report/global_oil.php) -- ps: não errei a grafia nas siglas, IEA é International Energy Association e EIA, US Energy Information Administration.

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Nesse meio tempo, as reuniões e, principalmente, as resoluções da OPEP+ colocaram lenha nessa fogueira. Na última (a terceira deste ano), ficou decidido corte de 10 milhões de barris/dia para balancear a conta. A ver cenas dos próximos capítulos.

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Vamos aos preços negativos, mas antes uma nota: negocia-se petróleo em todo lugar, o que acontece é que, pelo volume e importância, algumas Bolsas são referência. Os dois principais contratos, servindo de benchmark para o mercado, são negociados pela ICE (Intercontinental Exchange e antiga IPE -- International Petroleum Exchange): o Brent (Londres) e o WTI (West Texas intermediate).

Como vimos acima, o cenário não sustentava preços como outrora e a faixa de USD 20-30/barril tinha virado lugar comum após a reunião desastrosa da OPEP+ do início de março. Mas sair desse patamar para a faixa negativa é estranho. É, ma non troppo. Vejamos. 

É possível negociar uma commodity no mercado spot (à vista: compra e venda para o momento) ou futuro. Neste último compra-se um contrato com uma tela futura de referência, nesse caso a tela de Maio (CLK0, caso busque o ticker), e quando chegada a data, haverá a entrega. No WTI, as referências são mensais: https://www.theice.com/products/213/WTI-Crude-Futures/expiry

Acontece que os negócios podem ser feitos, no geral, por: compradores/produtores, os comerciais "clássicos", fundos de investimento (de pensão, Multimercado, dentre outros) e especuladores. Os dois últimos não têm interesse no produto físico, mas no negócio em si. Portanto, não irão "estar presentes" na entrega. Assim, quanto mais perto da expiração do contrato, mais arriscado ficar com a posição em mãos. E foi o que aconteceu, com um dia para expirar, uma grande parte desses contratos precisavam ser liquidados, daí, para chegar em preços negativos foi um pulo.

Para o físico, além do produto, o barril de petróleo em si, duas outras variáveis estão presentes: custo para estocar o produto (storage) e frete para levá-lo à Oklahoma, local acordado para entrega. Já falamos que os estoques estavam altos, ou seja, pouco lugar pra guradar o produto disponível, e os preços para tanto subiram (Não consegui encontrar uma referência de preço para os EUA, mas pela Reuters: "In Cushing, Oklahoma, the delivery point for benchmark U.S. crude, traders said rates more than doubled to 50 cents per barrel per month from about 20 cents a month ago"https://www.reuters.com/article/global-oil-storage/global-oil-storage-fills-to-the-brim-despite-leap-in-costs-idUSL8N2BH3AM).

Era mais caro assumir os custos extra-petróleo do que lucrar com o barril em si. Daí que era preferível pagar para se livrar do ativo, do que honrar o papel. E lá foram os preços buscar o USD - 40/barril, tendo fechado a USD -37,63 (foi até difícil escrever esse preço negativo: o quê vem antes o sinal de menos ou a referência da moeda?).

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Por fim, um resumão de preços para o petróleo no último século e meio pelo Goldman Sachs, retirado daqui: 155 years of oil prices - in one chart - https://www.weforum.org/agenda/2016/12/155-years-of-oil-prices-in-one-chart/

History of oil prices

segunda-feira, 20 de abril de 2020

FT & NYT & Folha & Roberto Silva

Brasil na capa do Financial Times de hoje, não como gostaríamos: "Trouble in Brazil"

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"Vejam só esse jornal, é o maior hospital" já cantou Roberto Silva. No twitter do @rodolfoalmd, como a primeira capa da Folha reagiu à pandemia do covid-19, de notinha à página cheia: https://twitter.com/rodolfoalmd/status/1250911120535310336. O @joshbegley compilou o NYTimes: https://twitter.com/joshbegley/status/1240988793613758465.

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Cada página, realmente, é um grito (https://www.youtube.com/watch?v=Tidd-RjnxOI)

domingo, 19 de abril de 2020

E lá se vai uma big band

O coronavírus, mesmo não distinguindo muitas outras características, tem sido mais letal às faixas mais velhas da pirâmide etária mundo afora. Vítimas da pandemia, uma big band de virtuoses do jazz nos deixou nas últimas semanas. Aqui vai uma tímida homenagem.

Manu Dibango, saxofonista camaronês se foi com 86 anos (dê uma olhada no compilado Afro-Soul Machine: https://open.spotify.com/album/1yRSGm5kcA6QJhiGNeTio4?si=VialugRFQGCmUh2sH_Eh2w). Ao longo da trajetória, foi artista da paz pela UNESCO em 2004, colaborou com Fela Kuti e ganhou o se tornou o primeiro africano a ganhar um disco de ouro nos EUA. Descobri de sua ida pela página do festival MIMO.

Afro-Funk Saxophonist Manu Dibango Dies Of COVID-19 : NPR

O trompetista americano Wallace Roney foi a vítima mais nova, deixando saudade aos 59 anos! Teve aulas com Dizzy Gillespie e Miles Davis, precisa de mais alguma apresentação?
No show em tributo a Miles em 1992, ano seguinte à morte do mestre, Wallace ficou responsável pelo instrumento do homenageado num grupo que contou com Herbie Hancock, Wayne Shorter, Ron Carter e Tony Williams: https://www.youtube.com/watch?v=F-Vc8y1doyw

Coronavírus mata o trumpetista Wallace Roney - Blog Combate Rock - UOL

Bucky Pizzarelli, guitarrista italiano nos deixou aos 94. Pai e filho, John Pizzarelli, fizeram um duo nesse show-entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=TurFnqLKpYM, aprecie.

Bucky Pizzarelli on Spotify

Tendo nascido e falecido na mesma New Orleans, o pianista Ellis Louis Marsalis Jr, ou só Ellis Marsalis, respirou jazz ao longo de seus 85 anos. Era o patriarca da tradicional família Marsalis, que conta com Brandford no saxofone, Delfeayo no trombone, Jason na bateria e vibrafone e Wynton no trompete -- este último responsável pelo grande Jazz at Lincoln Center.
Veja e escute-os em ação aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dkRqpslgh_k e aqui: https://radiobatuta.com.br/programa/filhos-de-peixe-parte-3-a-familia-marsalis/

Ellis Marsalis Among 2018 Jazz Heroes – The Syncopated Times

Lee Konitz nos deixou há quatro dias, aos 92 anos. Tocou no Birth of the cool (https://open.spotify.com/album/0QWea2w5Y6pSoSWHuc7JMf?si=OYiTHA9UTq-NUiptcAhg0w) junto de Miles, Kenny Clarke, Gerry Mulligan e muitos outros. Com tanta coisa por falar, fica "só" essa apresentação.

Jazz innovator Lee Konitz has died of Covid-19 at age 92 – The ...

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Pela primeira vez desde 1967, o Festival de Jazz de Montreaux teve uma edição cancelada. 2020 não é fácil.

sábado, 18 de abril de 2020

TikTok, ativo valioso em tempos de quarentena

O TikTok (ou Douyin, no nome chinês) já é a sétima rede social mais usada no mundo, com 800 bilhões de usuários em acesso mensal, vencendo fácil o Twitter e o Linkedin (daqui: https://datareportal.com/social-media-users?rq=tiktok). Bastante popular na Ásia, pertence ao grupo ByteDance e já teve entre investidores em suas rodadas de captação o SoftBank e a Sequoia Capital. Num valuation feito em 2018 (para uma dessas rodadas), a empresa foi avaliada em US$ 75 bilhões. Mesmo tendo sido sondada abertura de capital na Bolsa de Hong Kong (HKEx) no último ano, nada foi concluído.


Em comparação rápida com as empresas listadas na B3, de longe tem muito mais valor de mercado. Com dados base 16/04/20 (podem ser vistos aqui: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/valor-de-mercado-das-empresas-listadas/bolsa-de-valores/), o Itaú valia US$ 41 bi, a Petrobrás valia US$ 39,7 bi e a Ambev US$ 34,4 bi.

Se comparada com as empresas do S&P, ainda tem muito jogo pela frente (aqui: https://www.slickcharts.com/sp500). Na rota, a Microsoft (chefão da lista) tem market cap de US$ 1,35 tri e, logo na sequência, a Apple com US$ 1,24 tri. O Netflix, outro ativo valioso em tempos de quarentena, vale US$ 185,8 bi. Se listado, o app de vídeos curtos e imitações, valeria mais que o poderoso Goldman Sachs, dono de US$ 66,5 bi.

Pulando pra Nasdaq, onde empresas de nicho mais próximo aos da chinesa habitam (pegue aqui: https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/screener?exchange=NASDAQ). Por lá, o Facebook (dono também do Instagram e Whatsapp) tem market cap de US$ 510,9 bi. Há caminho por trilhar, vem IPO por aí?

The World's Top Social Media Platforms in January 2020 DataReportal

Fundos de investimentos futebolísticos - 2º tempo: Milan&Elliot

O Milan do trio holandês Van Basten&Gullit&Rijkard (vide abaixo, trajados de rossonero) todo mundo que teve um mínimo de contato com...